terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Divergente- Veronica Roth

" Uma escolha pode te transformar"
 

       O mundo como conhecemos foi destruído e a sociedade agora se divide em 5 facções, as quais se caracterizam pela personalidade de seus membros: os altruístas, aqueles que culpam o egoísmo pelos problemas da humanidade fazem parte da Abnegação, os que culpam a desonestidade integram a Franqueza, os que levam o conhecimento ao nível máximo a Erudição, aqueles extremamente bondosos formam a Amizade e, por fim, aqueles que cuidam da segurança dos muros e que são os mais corajosos entram para a Audácia.
 
         Nossa protagonista Beatrice Prior vive em uma família comum da Abnegação e como todos os jovens ao completar 16 anos, ela terá que participar do Teste de Aptidão, o qual auxilia os jovens na escolha da sua facção.
         Beatrice é qualificada como divergente, por ter aptidão para mais de uma facção, mas isso é perigoso e pode colocar sua vida em risco, o que leva a jovem a esconder esse resultado.
          Após o teste vem a Cerimônia de Escolha na qual os jovens devem decidir seu futuro, levando em conta que " A facção vem antes do sangue", ou seja, eles devem escolher aquilo para o qual o teste de aptidão os designa e não pensar em suas famílias, deixando-as para traz se assim for necessário.
          Tris (nome que a protagonista escolhe ao se juntar a sua nova facção) decide se juntar a Audácia, uma das facções para qual o teste a indicou. Sua decisão junto a de seu irmão Caleb, que decidi se unir a Erudição, aumenta os rumores a respeito da abnegação, que surgiram quando Tobias, filho de um dos membros desta facção decidiu se juntar a Audácia.
        A jovem faz amigos, tenta se integrar a sociedade, mas sua divergência a impede, o que chama a atenção de Quatro (instrutor da iniciação, pela qual os novos membros da facção devem passar), e os dois acabam se tornando aliados, amigos e algo mais também, e juntos tentam acabar com o plano conjunto da Erudição e da Audácia de destruir a Abnegação, alegando que seus líderes teriam corrompido a sociedade das facções.
         Não posso contar mais, pois estragaria o clímax do livro, mas espero que tenham gostado da resenha de hoje.

Beijos e até a próxima,
 
Carol Stefanini.

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário